quinta-feira, 24 de julho de 2008

Marketing viral? Quero um desses

Hoje está muito na moda esse negócio de marketing viral. Tem muito cliente que se encanta com os aparentes resultados que virais alcançam e pedem para as agências “criarem um viral”.

Na minha opinião um viral não é criado, ele é transmitido. Você pode até criar uma idéia com potencial viral, mas ela nunca será um viral se não se espalhar por aí, como o próprio nome diz, como um vírus.

Assim, podemos concluir que qualquer idéia é viral, desde que ela seja disseminada, não importa como. A confusão está no fato de que o viral parece estar diretamente ligado à internet. Isso não é verdade. A única coisa é que a internet, por uma série de características próprias, é um campo propício para se espalhar rápida e facilmente um viral e gerar buzz em cima dele.

Segundo Seth Godin, ninguém envia uma idéia ao menos que:

a. que tenham compreendido-a

b. que tenham vontade de espalha-la

c. acreditem que espalhar a idéia irá aumentar seu poder (reputação, receita, amizades) ou sua paz de espírito

d. o esforço necessário para enviar a idéia seja menor que os benefícios


Ou seja, esqueça em criar um viral. Se a sua idéia for realmente boa, ela será transformada em viral pelo seu público. Mas você sempre pode dar uma forcinha para que isso aconteça.

Nenhum comentário: